02:56:38 Sábado, 27 Abril 2024

A ilha de Gran Canaria, tal como Tenerife, ficam no centro do arquipélago das Canárias. A “ilha redonda” – assim chamada pela sua forma quase circular – tem aproximadamente 49 km de diâmetro e uma área de 1560 km². O seu pico mais elevado, o Pozo de las Nieves (1949 m acima do nível do mar), encontra-se quase exactamente no centro da ilha.

A Gran Canaria situa-se numa área do oceano Atlântico conhecida como Macaronésia, que inclui as Ilhas Canárias e os arquipélagos da Madeira, Açores e Cabo Verde. O ponto mais próximo da costa africana encontra-se a aproximadamente 210 km, e Cádiz, o porto do continente europeu a menor distância, fica a cerca de 1250 km para norte de Gran Canaria.

A Gran Canaria é a terceira maior ilha do arquipélago das Canárias e possui 236 km de costa, com os areais concentrados sobretudo no sudeste da ilha. É aí que se encontram as famosas Playa del Inglés e Maspalomas, com as suas fantásticas dunas. As costas sudoeste e oeste são dominadas por falésias, e o litoral norte e nordeste é mais diverso, incluindo uma grande variedade de praias e enseadas. A montanhosa região central da ilha apresenta elevados picos e desfiladeiros que desembocam no mar.

Enseadas, praias, imponentes falésias, recantos escondidos, magníficas montanhas, crateras, abruptas ravinas cobertas de luxuriante vegetação subtropical e reservas naturais bem preservadas são algumas das maravilhas naturais que definem a personalidade de Gran Canaria... uma terra de muitos rostos.

Conduzir em Gran Canaria
Playa de Amadores
Escalada

Nota:
A Mãe Natureza foi generosa com a Gran Canaria, dotando-a de diversos tipos de paisagens que atraem inúmeros turistas. Se passear pela ilha poderá descobrir muitos oásis emergindo de ambientes secos e áridos.