15:44:52 Sábado, 20 Abril 2024

No aeroporto da Gran Canaria todos os terminais têm bons equipamentos para deficientes, incluindo elevadores, rampas e lugares reservados no parque de estacionamento. Além disso, os principais resorts, como a Playa del Inglés, Maspalomas, Meloneras, Puerto Rico e Mogán, dispõem de uma boa selecção de hotéis com quartos adaptados para deficientes e preparados para cadeiras de rodas. Algumas até oferecem chuveiros próprios e elevadores nas piscinas. Na costa sul fez-se recentemente um grande investimento nas zonas marginais junto ao mar, com acessos a cadeiras de rodas e transportes motorizados de deficientes.

Todos os centros comerciais dispõem de rampas de acesso a restaurantes, bares e lojas, e os pavimentos oferecem boas condições para a circulação de cadeiras de rodas. No que respeita aos bares e restaurantes mais antigos, muitos deles ainda não possuem rampas ou instalações para deficientes, mas a situação está a mudar, ainda que lentamente.

Há táxis adaptados com elevadores de cadeiras de rodas para pequenos trajectos na Playa del Inglés, Maspalomas e Meloneras e para transferes para o aeroporto. Para mais informações, contacte a Socomtaxi (www.socomtaxi.com; tel.: +34 928 154 777). Noutras zonas da ilha também há táxis adaptados, além de viaturas municipais e veículos de sete lugares que podem transportar cadeiras de rodas. Os visitantes com mobilidade reduzida podem recorrer à SolMobility, uma empresa especializada sediada na Gran Canaria. Esta dispõe de miniautocarros de oito lugares com elevadores de cadeiras de rodas, muito úteis para ligações ao aeroporto ou para excursões de um dia.

Transferes de Aeroporto
Firgas
Cidade de Las Palmas

A SolMobility pode ser contactada através do website www.SolMobility.com ou do número de telefone: +34 928 735 311. Esta empresa dispõe de uma vasta gama de equipamento que pode ser entregue e levantado gratuitamente no hotel. Além disso, o website apresenta uma listagem de hotéis com quartos adaptados a cadeiras de rodas. Antes de viajarem para a Gran Canaria, os turistas com deficiências deverão confirmar as condições da viagem e das instalações do hotel junto do seu agente de viagens.

A associação espanhola de deficientes – Confederación Española de Personas con Discapacidad Física y Orgánica (COCEMFE) – e a Cruz Roja Española (Asamblea Local de Las Palmas, Calle León y Castillo, 231 – 35005 Las Palmas de Gran Canaria; tel.: +34 928 290 000) podem prestar ajuda em caso de emergência. Tenha presente que estas instituições só efectuam atendimento em língua espanhola, pelo que é aconselhável obter informações e assistência junto do seu operador turístico.

A nossa sugestão:
Embora não sejam instituições especializadas no turismo, o Portal do Cidadão com Deficiência (https://eportugal.gov.pt) e a Associação Portuguesa de Deficientes (www.apd.org.pt) podem ser úteis na preparação da sua viagem.

Ciudad Jardín
Santa Lucía de Tirajana
Playa de Puerto Rico