Costumes e Tradições

As Ilhas Canárias têm costumes e tradições muito ricos – e grande parte deles envolve uma boa “fiesta”! Há inúmeras festividades durante todo o ano, pois cada localidade tem o seu próprio calendário de celebrações. As festas são alegres e muito animadas, permitindo aos visitantes conhecer um pouco da história e cultura da ilha.

Durante as “fiestas”, os moradores vestem-se com trajes coloridos, as barracas vendem artesanato, há muitos jogos divertidos para entreter as crianças e, como é evidente, não faltam iguarias nem bebidas!

Entre Janeiro e Fevereiro tem lugar o Carnaval de Las Palmas. Começa com festas de rua chamadas “verbenas del mogollón”, com milhares de pessoas fantasiadas dançando pelas ruas até de madrugada. Outra das atracções mais típicas são as “murgas” – grandes grupos de foliões mascarados que actuam e cantam parodiando situações e personagens regionais ou nacionais. Em geral, recorrem a canções bem conhecidas e mudam-lhes a letra de forma humorística e irónica.

Os principais eventos da festa incluem a gala para eleição da Rainha do Carnaval e o Grande Cortejo, que percorre toda a cidade de Las Palmas.

As romarias também são muito típicas da ilha, e todos os anos realizam-se numerosas peregrinações religiosas em honra de vários santos. Os Canários aproveitam-nas para exibir os seus trajos tradicionais e percorrem as localidades acompanhados por cantos e bandas musicais.

A “lucha canaria” (luta canária) baseia-se em costumes que remontam ao final do século XV e à época dos primeiros habitantes das ilhas – os Guanches. A sua popularidade foi crescendo com o passar dos séculos, tendo-se transformado num desporto muito apreciado e hoje possui ampla cobertura televisiva nas Canárias.
  • Grancanaria Aluguer de viaturas